Por que sua empresa precisa de marketing digital?

Jean Faillace / Marketing Digital

 

É normal ficar intimidado ou resistente quando se recebe um conselho para investir em marketing digital. “Onde já se viu? Em tempos de crise, onde todos os custos extras estão sendo eliminados, aparecem com mais essa? ”. É o que talvez você costuma argumentar, certo?

 

Apesar de entender as razões, queremos fazer um convite. Pense sobre os três pontos abaixo, e leia esse artigo antes de tomar qualquer decisão definitiva:

  1. Se sua empresa precisa vender, ela precisa aparecer. Ficar escondido só faz piorar o cenário e as perspectivas;

  2. Seus clientes estão nas redes sociais – basta olhar para o lado e perceber quantas pessoas estão de olho nos seus smartphones neste exato momento;

  3. Marketing Digital é um segmento que só cresce no país, e as expectativas são otimistas apesar do momento crítico da economia.

O ideal é conhecer pelo menos um pouco sobre o assunto antes de emitir qualquer opinião sobre ele. Tanto para esclarecer todos os pontos que causam incertezas, quanto para ficar seguro de que a opinião tomada foi realmente a mais adequada para o seu negócio. Por isso, trouxemos aqui bons – e reais – motivos para que você entenda o porquê da necessidade de investir no marketing digital, e conquistar espaço nas mídias sociais.

Veja por que a sua empresa precisa de marketing digital:

Mídias sociais contribuem para o aumento do tráfego no seu site

Quem tem um site também tem a vontade intrínseca de que as pessoas o visitem. É sua vitrine virtual, um convite constante para conhecer sua empresa, seus produtos e serviços. As mídias sociais são boas ferramentas para fazer com que essa vontade seja realizada. Uma pesquisa da equipe HubSpot mostra que 80% dos comerciantes entrevistados confirmaram que a atuação nas mídias sociais foi responsável pelo aumento do tráfego em seus sites.

Geração de leads com baixos investimentos

Primeiro, vamos definir o que é lead. Lead é um termo americano muito utilizado no marketing digital, e designa aqueles clientes em potencial, que entram em seu site e deixam, de maneira espontânea ou em troca de alguma informação de interesse, os contatos como e-mail e telefone. Se você deseja obter sucesso no marketing, é interessante que esse trabalho seja segmentado de maneira assertiva, para o público que realmente se interessa por ele. Portanto, leads são importantes.

Nas mídias sociais a geração de leads acontece de maneira ainda mais espontânea que nos meios tradicionais. O marketing de conteúdo tem sido um grande motivador de novos leads. Mais do que criar um material de qualidade, você estará destinando esse conteúdo para as pessoas certas e, consequentemente, aumentando suas oportunidades de bons negócios.

Ótimo ambiente para fazer sua marca ser conhecida e reconhecida

Uma pesquisa elaborada pela Eventility e publicada pela Forbes mostrou que 78% dos empreendedores de pequenas empresas conseguiram pelo menos 25% mais clientes, graças à exposição das suas marcas nas mídias sociais. Esses dados são reveladores e comprovam que os canais sociais são excelentes propagadores de marcas.

Credibilidade para sua empresa

Um estudo promovido pela Balihoo mostrou que 63% dos consumidores estão mais propensos a fazer negócios com empresas que possuem informações em site e/ou em mídias sociais. O fato de estar no ambiente digital, levando informações claras e precisas sobre seu trabalho e serviço, traz mais segurança para os consumidores e, consequentemente, mais credibilidade para a sua empresa.

As mídias sociais contribuem para o sonho de todo empresário: a fidelização de clientes

Como o próprio nome já diz, as mídias sociais são criadas para socializar, relacionar, aproximar pessoas de outras pessoas e – por que não? – de empresas. Clientes fiéis e embaixadores da marca são aqueles que se relacionam de maneira espontânea, consomem seus produtos e serviços e os recomendam para seus amigos, familiares e colegas.  Mas para que isso seja possível, é preciso que a empresa esteja empenhada em desenvolver um trabalho limpo, profissional e eficiente em busca de relacionamentos e resultados sólidos.

Concluindo:

Cada um dos motivos apresentados aqui é verdadeiro e plenamente possível de ser vivenciado pela sua empresa, desde que sejam levados a sério. Isso implica na contratação de profissionais capacitados para a realização de todo trabalho feito nos bastidores. Ninguém conhece sua empresa melhor que você. No entanto, é preciso traduzir todo esse conhecimento em linguagens, conteúdo, imagens e mensagens apropriadas para cada canal, cada público e cada momento. A contextualização da mensagem, e a maneira como ela é repassada, faz toda a diferença no resultado.

Ao deixar de investir em marketing digital, você pode perder uma grande oportunidade de crescer. Se antes você não tinha consciência disso, agora tem.